Dominique Colinvaux

Artista do Coletivo BB arte – Bio e Acervo

Ateliê da artista visual Dominique Colinvaux

Dominique Colinvaux; brasileira; natural do Rio de Janeiro/RJ.
Nascida e criada – pelo menos uma parte do tempo – no Rio de Janeiro, viajei muito como criança para conhecer a família de origem europeia, o que ocasionava visitas e mais visitas aos museus de arte. Me formei em Psicologia em Genebra, retornei ao Brasil; depois voltei novamente à Europa, no sul da Inglaterra, para um doutorado em didática das ciências.
Hoje me dedico ao fazer artístico, frequentando cursos diversos da EAV – Escola de Artes Visuais/ Parque Lage e explorando caminhos de criação, com ênfase no papel e na tela.

Atualmente venho pesquisando a multiplicidade de recursos que se podem usar sobre o suporte de papel, seja o bastão de óleo ou o pastel seco, seja alguma técnica molhada – e mais imprevisível – como aquarela, guache ou nanquim. Também me interessam a combinação e entrelaçamento de recursos, por exemplo ao recortar/rasgar e colar, depois intervindo de maneiras variadas, com linhas traçadas e cores. Trabalho, por um lado, com a criação de composições abstratas, buscando articular equilíbrio, tensão e dinamismo sem nenhuma referência temática; e, por outro, com temas figurativos, especialmente a figura humana, base para o estudo de luz e sombra.

Veja abaixo obras da artista Dominique Colinvaux, disponíveis no Espaço BB arte – Ipanema.
Passe o mouse sobre a foto ou aumente manualmente para ver detalhes da obra.

Título: Janelas de Laranjeiras

Título: “Janelas de Laranjeiras”, 2020
Técnica: colagem/técnica mista s/ papel
Medidas: 42 x 59,4 cm (A2)

“O trabalho faz parte de uma série que se inspira nas colagens exploradas no início do século 20 por Georges Braque e Picasso. Partindo de fotos de meu acervo pessoal, com cenas vistas em minhas caminhadas pelas cidades, (re-)crio uma paisagem urbana destacando algumas características que me marcaram. Surgem assim massas ou extensões de cor que se plasmam, às vezes linhas arquitetônicas, que formam a base para intervenções envolvendo novas colagens mas também materiais/técnicas variadas: lápis de cor, aquarela, marcador.”

Título: Auto Retrato

autoretrato Dominique Colinvaux artista bb arte ipanema


Título: “Auto Retrato”
Técnica: Acrílica s/ tela
Dimensão: 73,5 x 77,5 cm

Título: Abstrato 2019 (Inverno)

coletivo BBArte ipanema - Dominique Colinvaux Abstrato


Título: Abstrato 2019 (Inverno)
Técnica: Bastão de óleo
Dimensão: 21 x 29,7 (Canson 300 g)

Título: Construção 11 (2019)


Título: Construção 11 (2019)
Técnica: Pastel seco
Dimensão: 21 x 29,7 (Canson 300 g)

Título: Gávea


Título: Gávea
Técnica: mista (colagem e intervenções com lápis e caneta)
Dimensão: 47,8 x 64,8 cm