Guto Goulart

Artista do Coletivo BB arte – Bio e Acervo

Ateliê do artista visual Guto Goulart

Guto Goulart, Bacharel em Gravura/EBA/UFRJ e Licenciatura em Artes Plásticas/EBA/UFRJ.
Desde a minha infância, sempre gostei de desenhar. Em minha juventude, passei a sentir, quase que impulsivamente, uma necessidade em me expressar.
Em meados dos anos 80 conheci o Parque Laje, onde passei a frequentar e conviver mais de perto com a Arte.
Sempre procurei referências na natureza e suas variadas manifestações.

Hoje e talvez inconsciente, desde sempre a busca pela expressão da luz, seus efeitos e suas transmissões. Procuro intuitivamente me integrar a elas, receber, senti e emitir por impulso, um pouco dessas irradiações e vibrações.
Ultimamente, na maioria de meus trabalhos, busco não me ater a qualquer referência formal, provocando intencionalmente, direcionando, esguichando a tinta diluída, as vezes respingando e deixando que a mesma escorra sobre a tela, sem muito controle, provocando alguns acidentes pictóricos para depois assimila-los e muitas vezes retoca~los, até se tornarem de acordo com a minha intuição, ao mesmo tempo provocativos e aprazíveis, em geral numa total abstração.

S/ título

Série: faixas de cor
Técnica: Acrílica s/ tela. Tela esticada e preparada no chão, com tinta látex branca
Dimensão: 190 X 140
Pintura abstrata desenvolvida por estudos e ordenação da cor, fazendo uso e experimentação de materiais e formas diversas de execução, sempre a procura de uma inovação e expressão pessoal, na intenção de produzir algo inédito e agradável aos sentidos

S/ título

Técnica: Acrílica s/ tela
Dimensão: 90 x 1,89 cm
A partir de uma superfície previamente preparada com tinta látex branca, no chão interpondo faixas de cores na vertical, até que, depois de conseguir uma aparente conclusão para o que eu inicialmente procurava, percebi que havia alcançado o que inicialmente havia me proposto, mas algo nela me incomodava, precisava de outra solução para a questão levantada. Resolvi esguichar mais tinta, desta vez no sentido horizontal. Puxa daqui, levanta dali, mais alguns esfregão, escorridos e alguns respingos … minha intuiçao me diz para parar e observar, respirar fundo e … pronto, partir para o próximo trabalho