Helio Ferreira

HÉLIO MÁRCIO DIAS FERREIRA: Nascido em 1964, reside no Rio de Janeiro e desde de 2018 tem atelier na Bhering.

Artista visual formado pela Escola de Belas Artes – UFRJ; é Doutor em Educação (Faculdade de Educação – UFF, com parte dos estudos realizados na Université Sorbonne – Paris, 3, através de bolsa de estudos patrocinada pela CAPES);
Mestre em História da Arte (EBA – UFRJ).

Autor dos livros: Uma História da Arte ao alcance de todos  (Ed. Batel, 2017) e Ivan Serpa: o “expressionista concreto” (EDUFF, 1996);co-autor do livro Ivan Serpa (Banco Pactual, 2003); organizador do livro Ivan Serpa, da coleção Fala do Artista (FUNARTE, 2004).

Atua como Professor Associado de Desenho, Escola de Teatro – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, desde 1997.
Há mais de 10 anos, é palestrante constante da Casa do Saber – Rio e São Paulo. Ministra módulos livre de História da Arte e periodicamente realiza viagens para o exterior com grupos de alunos em visita a museus, através da agência de viagens Latitudes, de São Paulo.

Curador, ao lado de Marcus de Lontra Costa, da Retrospectiva “Ivan Serpa: A expressão do concreto”, no CCBB, Rio de Janeiro, 2020. Realizou exposições coletivas e individual na Galeria da Villa Riso, em 1997.

Foi premiado em primeiro lugar com pinturas no concurso promovido pela IBM, na Reitoria da UFF , em 1995.

helio ferreira artista do coletivo bb arte ipanema

s/ título
acrílica e técnica mista s/ tela
120 x 150 cm

A tela fez parte da exposição Individual do artista na Galeria de Arte Villa Riso, em 1997.
Concebida com materiais importados de excelente qualidade, sobre estrutura de cedro, produzida pela oficina Nunes (uma das melhores oficinas de chassis para telas do Rio de Janeiro).
Desde sua exposição sempre esteve presente na coleção pessoal do artista.