Magda Rehder

Artista do Coletivo BB arte – Bio e Acervo

Ateliê da artista visual Magda Rehder

Nascida em Mococa, SP. Formou-se em Medicina Veterinária. Começou a pintar em 1992, em Campinas, e desde então não parou mais. Foi aluna de Francelino Rodrigues, que lhe ensinou técnicas de pintura da Escola Acadêmica. Em 1997, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde reside até hoje.
Frequenta o Ateliê Luzes e Sombras desde 2007, sob a supervisão do artista plástico e visual Gabriel Martins, discípulo de Nelson Leirner. Fez várias releituras de Monet, Pissarro, até desenvolver sua própria narrativa de cenas comuns, cotidianas, acrescentando humor, ironia e contradições.

Em 2013 estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage: “Construção, Conceito e Narrativa na Figura Pintada” com Chico Cunha e Daniel Lannes. Participou de várias exposições dentro e fora do Brasil, recebendo várias premiações nos salões em que participou, e agora em 2019 realizou a sua exposição individual “Vendedores das Praias Cariocas” na galeria Vogue Gallery – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
Projeto “Vendedores Ambulantes das praias cariocas – Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro”
Ao tomar conhecimento de que os vendedores de Matte Leão e de Biscoitos Globo, atuantes nas praias cariocas, receberam a denominação de Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro, passei a observar melhor e percebi a presença de vendedores de vários outros produtos. O que dá à esta atividade um cunho, além de comercial, também social. Isto me despertou a curiosidade do por que, então, somente um grupo tenha recebido aquela denominação.
Passei, então, a documentar as minhas observações sobre esta tradicional presença nas nossas praias, e resolvi inseri-los em outros contextos e países. Como não poderia deixar de lado a minha veia cômica, acrescentei pitadas de ironia delicada e alegre e doses de surrealismo, não aos personagens, mas às situações. Para esta minha narrativa, escolhi como suporte, a pintura a óleo sobre tela.

Veja abaixo obras do artista Magda Rehder, disponíveis no Espaço BB arte – Ipanema.
Passe o mouse sobre a foto ou aumente manualmente para ver detalhes da obra.

Título: Túnel do Tempo

Ano: 2014
Técnicas e materiais: Óleo sobre tela
Dimensões: 60 X 80 CM

Copacabana no século XIX:
“Os banhos de mar entram na moda.
Decreto da prefeitura limitava os dias e horários que eram permitidos, o vestuário deveria ser apropriado, guardando a necessária decência; eram proibidos vozerios ou gritos e a permanência de casais que se comportassem de modo ofensivo à moral.

Depois do banho de mar matinal todos iam beber seu copo de leite, ao pé da vaca, num estábulo da Rua Barata Ribeiro. ”
Os vendedores ambulantes de hoje invadem a cena do Rio antigo, com seu colorido e criatividade.
A praia deixa de ser apenas um local de lazer para ser também um verdadeiro shopping a céu aberto. O mercado escravo transformado em mercado informal. Novos tempos.
Esta obra faz parte da série “Vendedores Ambulantes das Praias Cariocas” e da trilogia Túnel do Tempo, onde a artista leva os vendedores ambulantes a viajarem até o século XIX , escravos de Debret chegam ao século XXI ( Túnel do Tempo I) e os “Vendedores de Capim e Leite” se misturam aos vendedores de queijo coalho (Túnel do Tempo III)

Título: Rio In Miami

Ano: 2015
Técnicas e materiais: Óleo sobre tela
Dimensões: 60 X 80 CM

Em Miami Beach, os vendedores ambulantes são raros. Então, nada mais natural que os nossos invadam sua praia.
As praias de Miami não serão mais as mesmas depois dessa invasão…
Essa obra faz parte da série ” Vendedores Ambulantes das Praias Cariocas ” descrita na obra acima .

Título: Os Vendilhões do Templo

Ano: 2017
Técnicas e materiais: Óleo sobre tela
Dimensões: 60 X 80 CM

Na “praia” do Vaticano, uma multidão de refugiados de vários países, em busca de um novo lar. Nossos vendedores levam redes, cangas, vestimentas.
O Sumo Sacerdote, Papa Francisco, acena a todos. Pede Paz.
Essa obra faz parte da série ” Vendedores Ambulantes das Praias Cariocas ” descrita acima na obra 1.