Mariangela Guadagnin

Artista do Coletivo BB arte – Bio e Acervo

Ateliê da artista visual Mariangela Guadagnin

A artista visual mineira, autodidata, formada em psicologia pela UNB _ Brasília/DF. Apresentava veia artística desde a infância, mas foi após a aposentadoria que, de fato, dedicou-se às Artes de forma integral. A partir de recortes de materiais e formatos variados, cria figuras alegres e coloridas, cheia de vida possibilitando que aqueles que a contemplam sejam transportados a um mundo imaginário, de expressão, movimento e equilíbrio.

Seu trabalho de colagem tem recebido elogio de vários Artistas Contemporâneos e renomados Críticos de Arte. Mariângela também publicou livros infantis. Lançou os livros “Dinho e seus Dedinhos”, “Dinho com os Bichinhos”, “Deu a Louca nos Vegetais” e “A Joaninha e o Joanete”, todos em parceria com o cartunista e ilustrador Ferreth. Também é autora das letras das músicas dos CDs infantis; “Soltando os Bichos” e “Cantando os Sentidos”, ambas em parceria com a pianista Paz Helena Cabral.

Para provar que a Arte está nos detalhes e que não tem prazo de validade. Com a utilização de recortes de diferentes materiais, a autora busca apresentar a simplicidade da Arte _ Enquanto faço uma montagem, nunca penso no resultado final. Vou recortando criando e colando. Acredito que esse processo, sem regras é o mais bacana! O papel me convida e, a partir do que ele fala, eu monto. Meu objetivo é sempre despertar algo único em cada indivíduo. _ diz Mariângela.O Globo

“… seu trabalho Mariângela, é magistral e cheio de riquezas ligadas a valores da Contemporaneidade… Ele pega na veia de certas tendências que afloram nos anos 80 e foram recicladas com maestria nos anos atuais … fala de colagem, fala de iconologia “da modernidade fluida” do Bauman, resgata o que a questão “decorativa” tem de belo. É uma asserção da estética com valor de individuação … introduz a questão da miniatura, do sagrado, da manipulação como usufruto da reciclagem …”
Mário Graven Borges – Artista Visual, Professor e Curador – Campinas/SP
Participou de Exposições Coletivas e realizou Exposições Individuais em Salas de Cultura, Centro Culturais e Galerias no Rio de Janeiro e Niterói.

Veja abaixo obras do artista Mariangela Guadagnin, disponíveis no Espaço BB arte – Ipanema.
Passe o mouse sobre a foto ou aumente manualmente para ver detalhes da obra.

Título: Pássaro Real

Técnica: Colagem
Dimensão: 64 x 52,5 cm