Paula Queiroz

Artista do Coletivo BB Artes Visuais

Influenciada pela caótica e turbulenta paisagem urbana de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, a artista Paula Queiroz desenvolveu seu próprio processo artístico: depois de pintar uma série de telas, ela as corta em tiras e as entrelaça, formando uma trama. Paula recria as formas de suas composições e peças, de forma casual, com as figuras e cores que surgem da interação entre as tiras. Ela relaciona a desordem e o caos urbano com as belezas naturais das praias e seus arredores. Dos contrastes de uma metrópole, composta de edifícios, janelas e construções, ela é capaz de expressar, de forma harmoniosa e às vezes perturbadora, sentimentos de paz, alegria e segurança que dizem respeito, de forma lúdica, às diferenças das grandes cidades.

Estuda na Escola de Artes Visuais, no Parque Lage desde 2016. Cursou MBA em História da Arte pela Universidade Cândido Mendes e está participando da Arte Laguna World, da Jackson’s Painting Prize 2021, da Art Connect e da exposição coletiva na EIXO ARTE em março/2021. 
Sua obra dialoga entre neoplasticismo, construtivismo, concretismo e arte óptica e tem Piet Mondrian, Wassily Kandinsky, Kazimir Malevich, Victor Vasarely, Cruz-Díez, Bridget Riley, Jesús Rafael Soto, Ivan Serpa, Almir Mavignier, Abraham Palatnik, Waldemar Cordeiro, Lygia Clark e Lígia Pape como as principais referências.

Do meu interesse na geometria surgiu a vontade de estudar e experimentar a prática com tiras,
juntamente com a observação de Copacabana, onde moro há 5 anos. Desenvolvi um processo em que após pintar uma série de telas, eu as recorto em tiras e as entrelaço formando uma trama. Escolho utilizar cores vibrantes para espelhar a realidade frenética e enérgica do bairro, visível nos contrastes entre construções, transeuntes e natureza. Desfaço e refaço o entrelaçado diversas vezes para transformar as formas e reflexos em pequenos quadriláteros até alcançar a harmonia visual entre a paisagem urbana cheia de prédios, o mar, os reflexos do sol e a vista da praia.”

Veja abaixo obras da artista Paula Queiroz, disponíveis no Espaço BB Coletivo BB Artes Visuais, no Shopping Cassino Atlântico.
Passe o mouse sobre a foto ou aumente manualmente para ver detalhes da obra.

TÍTULO: Ruas de Copacabana

Título: “Ruas de Copacabana”
Técnica: acrílica s/ tela, recortada e entrelaçada
Dimensão: 89 x 100 cm

Desenvolvi uma técnica na qual eu pinto diversas telas, as recorto e depois as entrelaço de forma a buscar por meio do processo uma composição geométrica…


TÍTULO: Sol Nascente no Mar de Copacabana

TÍTULO: SOL NASCENTE NO MAR DE COPACABANA


Título: Sol Nascente no Mar de Copacabana

Técnica: Acrílica sobre Telas recortadas e entrelaçadas

Dimensão: 60 x 40 cm

SOL NASCENTE NO MAR DE COPACABANA Paula Queiroz Coletivo BB Arte


DETALHE DA OBRA SOL NASCENTE NO MAR DE COPACABANA