Sergil Sias

Artista do Coletivo BB Artes Visuais

Me interesso por desenho e pintura desde a infância, meus cadernos escolares com caricaturas de professores e músicos de rock, toques de meu tio, professor de história da arte, na adolescência, visitas a museus europeus e acima de tudo o tesão por trazer para a tela as cores e a alegria de viver foram se entrelaçando com as múltiplas andanças pelo mundo durante os 36 anos que atuei como Gerente de Projetos de Engenharia.

Em 2017 decidi iniciar o meu maior projeto: Concentrar toda a minha energia no meu desenvolvimento como pintor, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Estudei com os professores Luiz Ernesto, Chico Cunha e Bernardo Magina, este de forma virtual mas não menos intensa, durante a pandemia em 2020.
Nasci no Rio de Janeiro, cercado pelas curvas das montanhas, pelos “campos de cores” que pintam os céus, pelo movimento das ondas e das marés e pela alegria, espontaneidade e descontração dos personagens que habitam a fauna urbana carioca.
É essa Alegria de Viver que trago para a minha pintura acrílica vibrante, movimentada e luminosa, compartilhando com vocês a minha visão de vida, meio gaiata e gostosa.
Minha arte mistura diversas influências adquiridas de forma autodidata em andanças pelo mundo. Com pitadas das histórias em quadrinhos de minha juventude e lapidado pelos estudos e convivências criativas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, meu trabalho se desenvolve em três séries, com linguagens que se entrelaçam cada vez mais:

  • Paisagens Marinhas;
  • Além da Realidade;
  • Personagens e cenas.

Veja abaixo obras da artista Sergil Sias, disponíveis no Espaço BB Coletivo BB Artes Visuais, no Shopping Cassino Atlântico.
Passe o mouse sobre a foto ou aumente manualmente para ver detalhes da obra.

Título: “Mona Luiza”
Técnica: acrílica s/ tela
Dimensão: 54 x 65 cm

Nesta tela Sergil homenageia a estética jovem, inclusive com o título da obra, apostando assim no futuro.
A cena passa intimidade mas a imagem nos óculos nos transporta para um paraíso onde tudo é azul.